Historia

04/01/2011 21:34

 

 

 HISTÓRIA DO AEROMODELISMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O PRECURSOR

 

 

 

 

Alphonse Penaud

 

 

 

Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo
obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo.
Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas.

 

 

 

Eis suas palavras:

 

 

 

"Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, por torção,
que pode fornecer 130 kilogrâmetros por kilo. É menos que o calculado para a distenção simples, mas a
torção permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do
movimento, simplificando enormemente a construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão
de um aparelho do gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio. Felizmente,
ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado.

Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o equilíbrio lateral, bastou
inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades...
e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado..."

 

 

 

No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore.
Possuia uma hélice propulsora simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava
a empenagem).
Este modelo voava muito bem e estabelecu o desenho básico dos modelos atuais.
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de
Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20
metros de altura em 13 segundos.

 

 

 

O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries
em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável. Os membros da Soeciedade Francesa
de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar.

 

 

 

O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea,
era uma máquina muito simples.
A fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa
tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm
de largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá,
montada na parte traseira da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era
impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção.

 

 

 

O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha.
Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
Penaud também construiu em 1870, um helicóptero.
Este era constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam,
por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o nome de Afonso
Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".

 

 

 


O AEROMODELISMO NO BRASIL

 

 

 

Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia
material de aeromodelismo.
Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos. Em 19 de julho de 1942, foi
realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte.
Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo,
desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa,
desenhado por L. Giraldelli.

 

 

 

O campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima.
O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se "Parafuso". E em 1945, foi realizado na várzea da
Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a "Velocidade" e trazia artigos
técnicos e matérias de aeromodelismo.

 

 

 

O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Angelo Rodrigues,
Clécio D. Meneghetti, Afonso Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo
Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista. Daí, foram para o
Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do troféu A Gazeta para modelos a elástico.

 

 

 

Em 1947, surgiu o Clube "Cai-Cai". Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C monocanal. Nesta época,
Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia "Mr. Damer", no Ibirapuera e Morimoto desenhou os
modelos Térmica e Pégasus. Nesta ocasião, a revista "Ciência Ilustrada" publicava matérias sobre aeromodelismo.
Por volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois o campo do Alto de
Pinheiros foi tomado por casas. Em 1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram
eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de brasileiros no I Campeonato
Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera,
Afonso Mônaco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.

 

 

 

Em 1970, surgiu o clube de vôo livre "Aerobu". Outro impulso importante ocorreu nesta época: a introdução
dos transístores, chips e circuitos impressos nos transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os
praticantes de rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo.
Em 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se
em "fly-off", entre os melhores do mundo. Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo
foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti.

 

 

 

Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato
Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia.
Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h.
Nossos agradecimentos ao Sr. Ferdinando Faria pelo inestimável trabalho de resguardo de nossa memória

 

 

 

Texto sobre Afonso Penaud: 125 Anos de Aeromodelismo - Ferdinando Faria

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Aeromodelismo

 

 

 

Histórias é Cartegorias Do Aeromodelismo 

 

 

Bastante gente fala de aeromodelismo pra cá, aeromodelismo pra lá. Masvocê sabe como surgiu o aeromodelismo? Como se caracteriza? Como é praticado? Pois é, a AeroHobby Magazine responde isso para você nessa edição de número 08 O que é? O aeromodelismo pode ser considerado um momento dedicado à diversão, um passatempo, um momento no qual você descansa daquela vida dura que você teve durante a semana, pode até ser recomendado por médicos, para pessoas que tem um estresse elevado ou também pode ser considerado uma modalidade de competição, um trabalho, o ganha pão do dia-a-dia como por exemplo Mikio Amano que recentemente faleceu e de muitos outros fabricantes por este mundo afora. Seja encarado da maneira que mais convir, o aeromodelismo é uma prática que engloba muitíssimos conhecimentos, o que faz o aeromodelista aprender a lidar com coisas super avançadas como aerodinâmica, deixando assim o conhecimento do praticante muito mais elevado, podendo até fazer com que ele compreenda melhor tudo que o rodeia. O aeromodelismo é bastante praticado por jovens e pode ter como finalidade fazer com que estes tenham uma maior facilidade em aprender sobre coisas relacionadas direta ou indiretamente nessa modalidade, como por exemplo em Física na área de aerodinâmica e de mecânica em motores, em Química nos combustíveis, em Desenhos Técnicos nas plantas de novos modelos que surgem em milhares, em meteorologia, na introdução de quem quer ser piloto de aeronaves 1:1, aprender a lidar com madeira, fiberglass, na entelagem, fazendo com que o praticante invente cada vez mais coisas novas pra serem usadas por muita gente nesse magnífico hobby/esporte. Enfim, quem conhece e sabe como é o aeromodelismo e passou por estas transformações, sabe do que estou falando. O aeromodelismo no Brasil é regulamentado pela Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA). Ela tem exigências como: não voar a mais de 120m de altura ou dentro de aeroportos. A atividade é muito difundida, principalmente entre jovens, e constitui uma boa preparação para futuros pilotos de avião ou planador.

 

Como Surgiu? FONTE: Enciclopédia BarsaO aeromodelismo é uma arte que surgiu quando o inglês Willian Henson construiu um aeromodelo dotado de duas hélices e movido por uma máquina a vapor, em 1843, não imaginava ter executado um protótipo com as características fundamentais do avião moderno. A prática do aeromodelismo favoreceu o desenvolvimento das técnicas de vôo empregadas até hoje. Chama-se aeromodelismo o esporte que se pratica com aviões em miniatura. Alguns modelos assemelham-se a um planador em suas partes essenciais: fuselagem, empenagem vertical, timão de deriva e estabilizador. Os de tipo motorizado são movidos por um grupo autopropulsor composto de motor, hélice e trem de pouso. O primeiro modelo a voar livremente foi criado da França por Alphonse Pénaud em 1871, depois de profundos estudos sobre o vôo dinâmico e testes com helicópteros. Seus experimentos foram aproveitados por inúmeros adeptos do aeromodelismo. Em 1896, o professor americano Langley realizou um vôo controlado sobre o rio Potomac usando um modelo de 14kg que percorreu 12km em 1min40s. Em 1905, Henri e Armand Dufax construíram um modelo de helicóptero com motor à gasolina de 3,5 HP, com peso de 17kg e capaz de transportar uma carga de sete quilos. O experimento impressionou Santos Dumont, que abandonou a construção de pequenos dirigíveis e passou a pesquisar com aeronaves mais pesadas que o ar. Quando ele efetuou um vôo com aeroplano a motor em Paris, em outubro de 1906, ficou clara a importância da prática do aeromodelismo para a incipiente navegação aérea. As primeiras experiências com foguetes de propulsão a jato foram feitas pelo pintor Alexandre Soldenhoff, suíço que se dedicou intensamente ao aeromodelismo desde 1908. Soldenhoff realizou grande quantidade de vôos em diferentes países, aplicando princípios originais, a que chegou depois de estudar em profundidade a asa. As competições de aeromodelismo organizam-se por categoria, de acordo com o tipo de controle do aparelho. Na modalidade rádio controle realizam-se dois tipos de prova: a primeira é de acrobacias e a outra de escala, na qual sai o vencedor o modelo que seja a réplica mais fiel de um avião verdadeiro e execute manobras de decolagem e pouso. Os modelos a cabo não precisam assemelhar-se a aviões. Competem também fazendo acrobacias e provas de velocidade.

 

Como e onde é praticado? Fonte: ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo) O aeromodelismo pode ser praticado de muitas maneiras diferentes de acordo com o gosto do aeromodelista, mas é claro e deve ser sempre lembrado, que deve ser dentro das normas e regulamentações da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo). Deve ser praticado em lugares amplos e limpos, sem muitas árvores por perto etc. O lugar é definido de acordo com o modelo. As maneiras de se praticar vão de um vôo não controlado, o chamado vôo livre e caracterizado pela sigla F1, até vôo Rádio Controlado (RC) controlados por Rádios Controles a longa distância. Praticado em quatro modalidades, as quais são reconhecidas ou não pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), o aeromodelismo vai de acordo com a vontade de cada um entre: Vôo Livre, Vôo Circular, Vôo Radiocontrolado e Escala.

 

MODALIDADES

 

Categoria F1 - Vôo Livre

 

Vôo durante o qual não existe nenhuma ligação entre o aeromodelo e o concorrente, ou seu ajudante. São somente permitidas funções de rádio controle quando especificamente referidas nas regras para determinada classe.

 

Está dividida em:

 

F1A - Planadores Classe A2

 

F1B - Modelos com Motor a Elástico (Wakefield)

 

F1C - Modelos com Motor a Pistão

 

F1D - Modelos de Interiores

 

F1E - Planadores com controle automático de direção

 

F1F - Helicópteros

 

F1G - Coupe D'Hiver

 

F1H - Planadores Classe A1

 

F1J - Modelos com motor a pistão (Classe 1/2 A)

 

F1K - Modelos com motor CO2

 

 

Categoria F2 - Vôo Circular Controlado

 

Vôo durante o qual o aeromodelo é aerodinamicamente manobrado por superfícies de controle, em altitude e atitude, por um piloto no chão, por meio de um ou mais cabos não extensíveis, diretamente ligados ao aeromodelo. Podem ser usados sistemas nos quais os fios ou cabos de controle são mantidos na mão ou conectados a um pivô central. Nenhum outro meio de controle do modelo ou motor pode ser usado durante a decolagem e vôo, exceto o exercido pelo piloto através dos cabos ou cabo.

 

Está dividida em:

 

F2A - Velocidade

 

F2B - Acrobacia

 

F2C - Corrida em Conjunto

 

F2D - Combate

 

Nacionais:

 

Acrobacia Mini-FAI

 

Acrobacia Iniciantes

 

Corrida em Conjunto Fórmula Brasil

 

Combate CB

 

Categoria F3 - Rádio Controle

 

Vôo durante o qual o modelo é aerodinamicamente controlado por superfícies de controle em atitude direção e altitude, pelo piloto estando no solo, usando rádio controle.

 

Está divida em:

 

F3A - Acrobacia com motor Rádio-Controlado

 

F3B - Modelos de Planadores

 

F3C - Helicóptero

 

F3D - Pylon Racers

 

F3F - Planadores Slope Soaring

 

F3G - Planadores com motor

 

F3H - Soaring Cross Country Racing

 

F3I - Aero Tow Soaring

 

F3J - Planadores com Duração Termal

 

Nacionais:

 

Acrobacia Mini-FAI

 

Acrobacia Avançado

 

Helicóptero Avançado

 

Helicóptero Mini-FAI

 

 

Categoria F4 - Escala

 

Um modelo em escala é uma reprodução reduzida de um aeronave mais pesado que o ar concebido para transportar um ser humano .

 

Divide-se em:

 

F4A - Modelos em Escala Vôo Livre

 

F4B - Modelos em Escala Vôo Circular Controlado

 

F4C - Modelos em Escala Rádio-Controlados

 

F4D - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (extensíveis

 

motores)

 

F4E - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (CO2 ou

 

motores elétricos)

 

F4F - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (Fórmula

 

Peanut)

 

Nacionais:

 

Escala Stand-Off

 

 

 

 

Posso voar onde quiser?

 
Não. O aeromodelismo não é brinquedo e é preciso operá-lo com responsabilidade. Uma pane no modelo pode ter um fim trágico (além da quebra), ferindo pessoas ou causando prejuízos financeiros a terceiros.

Os clubes regularizados possuem áreas autorizadas para este fim, vistoriadas pela A.B.A.Consulte a lista de Clubes regularizados para saber qual está mais perto de você ou que lhe oferece as melhores condições para praticar o aeromodelismo.