TUDO SOBRE O HOBBY
Visitantes e iniciantes são bem vindos no CAOP ,pois um dos nossos objetivos é difundir e incentivar a prática do aeromodelismo. Ao chegar, sugerimos ao visitante procurar qualquer um dos nossos associados para se informar sobre o controle de freqüências e como utilizar o nosso quadro de freqüências e depois voar conosco sempre com atenção para os aspectos de segurança.
Aos que nos visitam para conhecer o aeromodelismo mais de perto e/ou tenham interesse em se iniciar no hobby, apresentamos as seguintes dicas:
A melhor forma de se conhecer o hobby é comparecer a um Clube e conversar com os aeromodelistas. Todos, independente do grau de experiência, podem fornecer informações valiosas para quem quer se iniciar no aeromodelismo, e de um modo geral sente-se bem ao falar do hobby.
O texto aqui apresentado tem a finalidade de ajudar, mas não é completo. Teremos prazer em tentar fornecer maiores explicações para qualquer dúvida pelo fale conosco
do nosso site. Veja também as nossas páginas de aviões e helicópteros.
Perguntas mas comuns:
Qual o avião para iniciante – Os mais indicado são os aviões de asa alta , porque devido a sua configuração eles são estáveis, tem vôo lento o que facilita a aprendizagem. Não incluindo aqui os modelos em escala, ou seja, que reproduzem aviões de verdade, esses modelos podem apresentar dificuldades de manejo.
Aviões treinadores (trainers)
Qual o tamanho do modelo – Normalmente os nas comuns são os de 40 a 46 de 2 tempos, no aeromodelismo nos referimos aos aviões pela capacidade do motor, ou seja, com capacidade cúbica de 0,40 polegadas cúbicas ou 0,46 polegadas cúbicas, devido ao preço, facilidade de transporte e excelente desempenho como treinadores.
Qual a distância que o controle atua – Até 2 km, mas com a limitação visual dificilmente a mais de 500m.
Qual velocidade de um modelo – O Treinador até uns 100 Km/h, mas os mais rápidos uns 400 Km/h.
Qual o tipo de motor e que combustível eles usam – A explosão, elétricos e turbinas, a explosão podem ser glow ou gasolina. A glow funciona com uma mistura de metanol, nitro metano e óleo sintético e/ou rícino, é o mas comum e mais barato, pode ser de 2 tempos em cada rotação tem uma queima como nas motos antigas, ou 4 tempos em cada duas rotações há uma queima, com nos carros. A gasolina comumente de 2 tempos , podendo ter modelos de 4 tempos (lançamento), tem vela com sistema de ignição mecânica ou eletrônica,(similar aos carros), como o tamanho dos motores começam com 120 ou 20 centímetros cúbicos são normalmente para aviões grandes 60 para cima, não utilizados em aviões de treinamento. Os motores elétricos são de corrente continua é tem um equipamento variador de velocidade chamado speed , funcionam a bateria geralmente lítio polímero. Turbinas elétricas ou querosene. Turbinas elétricas são acionadas por motores elétricos, tendo as mesmas características dos modelos elétricos. Turbinas a querosene são iguais as dos aviões a jato, só que de pequeno porte, sendo extremamente caras.
Motor de 2 tempos Glow 4 tempos Glow
Motor a gasolina 2 tempos Motor elétrico com speed
Turbina elétrica Avião escala
Qual o tipo de rádio – Existem rádios AM, FM, PCM e 2.4 GHz. Os AM estão proibidos nas ainda existem que os usem. Os FM mas comuns usam freqüência de 72 MHz, com sinal aberto, ou seja se outro radio entrar na freqüência causa interferência podendo causar acidentes, requer continuo controle de freqüência, comum em todos os clubes organizados. PCM sinal aberto 72 MHz porém mas limpo, também sujeito a interferência de FM ou PCM na mesma freqüência. Os de 2.4 GHz são os mais modernos funcionam em sistema de codificação fechado, não provocando interferência em nenhum rádio, é o melhor sistema atualmente, são os rádios do futuro.